Cresse | Instituição Homem Novo
top of page
logo%20CRESSE%20(completo).jpg

CRESSE

O Centro de Referencia para Egressos do Sistema Socio Educativo (CRESSE) é um projeto social executado pela Instituição do Homem Novo e patrocinado pela Petrobras. O projeto CRESSE tem a finalidade de contribuir para a redução da reincidência de atos infracionais, oferecendo a adolescentes e jovens oportunidades de reverem seus valores e construírem um novo projeto de vida dissociado da situação de infração.

Em sua primeira edição o projeto atendeu 209 jovens egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida, prestação de serviços comunitários e semiliberdade. Dos jovens que concluíram o projeto 88% foram encaminhados para rede de instituições parceiras em áreas diversas como formação e qualificação profissional, escolarização e mercado de trabalho. 100% dos jovens avaliaram positivamente o projeto.


Conheça os outros Projetos:

Esporte Legal.png

Esporte Legal

logo1.jpg

Jogando para o Futuro

005.JPG

Gol Legal

Imagem2.jpg

Escola Começar de Novo

Finanças

O que faz?

 

Executa oficinas socioeducativas sobre temas diversos como: família, drogas, mercado de trabalho, cidadania, identidade, questão de gênero entre outros. Nas oficinas são trabalhados os valores produzidos e reproduzidos socialmente, e que são pertinentes a fase da adolescência e da juventude, assim como o contexto de vida desses adolescentes e jovens. Ocorrem ainda o alargamento da base cultural e oficinas lúdicas que incidem sobre a dificuldade de aprendizagem do jovem visando oferecer subsídios para o retorno e manutenção dos jovens e adolescentes na rede educacional.

 

Como acontece?

 

O projeto CRESSE é dividido em dois: o ciclo básico e o ciclo de desenvolvimento. Cada ciclo possui a duração de três meses.

O Ciclo Básico consiste no atendimento individualizado para a elaboração do “projeto de vida”, com a participação das famílias; oficinas de ressignificação de valores, alargamento da base cultural e preenchimento de lacunas cognitivas.

O Ciclo de Desenvolvimento consiste na consolidação do “projeto de vida” e no encaminhamento à rede para o atendimento das demandas biopsicossociais.

As oficinas socioeducativas acontecem as terças e quintas-feiras na sede da IHN situada na Rua Sacadura Cabral nº 81 sala 804. Durante todo o processo os jovens recebem acompanhamento psicossocial de assistentes sociais e psicólogos.

 

Público Alvo?

 

Jovens e adolescentes de até 21 anos que passaram pelo sistema socioeducativo ou estejam em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida, prestação de sérvios comunitários e semiliberdade.

 

Por que existe o CRESSE?

 

Em 2012 o Conselho Nacional de Justiça realizou uma pesquisa na qual se observou que 43% dos adolescentes internados em cumprimento de medidas socioeducativas eram reincidentes. Nesse sentido, o CRESSE existe para contribuir para a mudança dessa realidade por meio de um suporte que consiga oferecer aos jovens e adolescentes participantes do projeto a possibilidade da construção de um projeto de vida dissociado da situação que o levou para o sistema socioeducativo rompendo com o ciclo da reincidência.

bottom of page