© 2013 Todos direitos reservados a IHN.

 

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • youtube-square
"FAÇA PARTE DESSA INICIATIVA"

Notícias

22

Janeiro

2014

1° Diálogo em Rede de 2014

No dia 22 de janeiro de 2014 a Instituição do Homem Novo promoveu o Primeiro "Diálogo em Rede" de 2014. Na ocasião o assistente social do DEGASE José Botelho falou sobre o PIA- Plano Individual de Atendimento. No termino do evento ele teve um patê papo conosco, sobre questões pertinentes ao sistema socioeducativo. Confira a entrevista abaixo:

Clipping

3/10/2013- Catraca Livre

"Um gol de cidadania: projeto Esporte Legal promove torneio internúcleos entre estudantes de escola pública e jovens em conflito com a lei"

 

Artigo no site Catraca Livre publicado em 3 de outubro sobre o torneio internucleos do Esporte Legal.

 

Leia aqui.

 

2/10/2013- BLOG

"Um gol de cidadania- Projeto Esporte Legal promove torneio internúcleos entre estudantes de escola pública e jovens em conflito com a lei. "

 

Texto do blog Perbanas, que foi publicado em 2 de outubro de 2013 sobre o torneio internúcleos do Projeto Esporte Legal.

 

Leia aqui


03/5/2012 - TV Brasil

"Equipe do Cresse concede entrevista para matéria da TV Brasi"

 

Matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil, que foi ao ar nesta terça-feira (1º/5), fala sobre a falta de oportunidades para jovens e adolescentes em conflito com a lei e conta com entrevistas do Coordenador Executivo da IHN, Urbano Costa, e do supervisor técnico do Cresse, Adriano Teodoro. 

IHN recebe inscrições para o processo de seleção de voluntário para área de Comunicação.

16

Janeiro

2014

  A Instituição do Homem Novo está selecionando voluntários para a área de Comunicação. Para participar da seleção basta estar cursando ou ser formado em Comunicação Social. Os interessados devem encaminhar currículo para neuza@ihn.org.br .

Projeto CRESSE- Inscrições abertas

16

Janeiro

2014

O projeto CRESSE está com inscrições abertas para a edição de 2014. Podem se inscrever jovens e adolescentes de até 21 anos que passaram pelo sistema socioeducativo ou estejam em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida, prestação de serviços comunitários e semiliberdade. As inscrições serão feitas na sede da IHN, Rua Sacadura Cabral 81, sala 804, no bairro da Saúde de terça a quinta-feira, das 9h às 16h. Para mais informações entre em contato pelo telefone 21 2246-9082 ou pelo e-mail cresse@ihn.org.br.

 

O que é o CRESSE?

 

O CRESSE é um projeto social executado pela Instituição do Homem Novo e patrocinado pela Petrobras. O projeto CRESSE tem a finalidade de contribuir para a redução da reincidência de atos infracionais, oferecendo a adolescentes e jovens oportunidades de reverem seus valores e construírem um novo projeto de vida dissociado da situação de infração.

 

O que faz?

 

Executa oficinas socioeducativas sobre temas diversos como: família, drogas, mercado de trabalho, cidadania, identidade, questão de gênero entre outras. Nas oficinas são trabalhados os valores produzidos e reproduzidos socialmente, e que são pertinentes a fase da adolescência e da juventude, assim como o contexto de vida desses adolescentes e jovens. Ocorrem ainda o alargamento da base cultural e oficinas lúdicas que incidem sobre a dificuldade de aprendizagem do jovem visando oferecer subsídios para o retorno e manutenção dos jovens e adolescentes na rede educacional.

 

Como acontece?

 

O projeto CRESSE é dividido em dois: o ciclo básico e o ciclo de desenvolvimento. Cada ciclo possui a duração de três meses.O Ciclo Básico consiste no atendimento individualizado para a elaboração do “projeto de vida”, com a participação das famílias; oficinas de ressignificação de valores, alargamento da base cultural e preenchimento de lacunas cognitivas.O Ciclo de Desenvolvimento consiste na consolidação do “projeto de vida” e no encaminhamento à rede para o atendimento das demandas biopsicossociais.As oficinas socioeducativas acontecem as terças e quintas-feiras na sede da IHN situada na Rua Sacadura Cabral nº 81 sala 804. Durante todo o processo os jovens recebem acompanhamento psicossocial de assistentes sociais e psicólogos. 

1º Fórum Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional

20

Novembro

 Nos dias 18 e 19 de novembro a IHN participou como convidada do Fórum Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, em Itatiba (SP). A rede de multiplicadores é formada por 34 municípios, de cinco Estados brasileiros, somando cerca de 20.400 alunos e 560 professores. O evento é uma realização do Instituto Esporte Educação (IEE), com patrocínio da Petrobras.No dia 18 o evento teve a abertura com a fala da Ana Moser (medalhista olímpica de vôlei), após a fala da atleta e fundadora do IEE, houve uma apresentação do Programa Petrobras Socioambiental, este estima altos investimentos para os próximos cinco anos. Após a abertura a IEE apresentou uma pesquisa realizada com os projetos participantes das redes, pontuando as melhorias dos mesmos após contato com a metodologia do Esporte Educacional. No período da tarde as instituições parceiras apresentaram seus projetos e resultados constatados após a aplicação da metodologia do esporte educacional. No fim do dia as redes de cada Estado fizeram uma apresentação cultural todas focadas na cultura local.A programação do dia 19 foi focada no tema Esporte Educacional. O fórum iniciou o dia com uma palestra sobre os fundamentos teóricos do tema. Após a palestra os participantes foram divididos em três grupos cada grupo tinha como critério a faixa etária de alunos que cada projeto trabalha.No período da tarde houve a palestra de encerramento com palestra de João Batista Freire.

 

Confira o conteúdo abaixo:

A IHN recebe doação de 12 exemplares do livro RIOAtivo para seu acervo. 

15

Novembro

A Instituição do Homem Novo recebeu 12 exemplares do livro RIOAtivo - GEOGRAFIA SOCIAL DO ESPORTE para sua biblioteca. O livro apresenta atividades esportivas praticadas ao ar livre na cidade do Rio de Janeiro. Os exemplares foram doados pela editora Lumen. O livro tem textos de Fellipe Awi e Rogério Daflon e fotos de Carlos Secchin e Ivo Gonzalez. 

Lançamento do Programa Petrobras Socioambiental

9

Novembro

De 5 a 8 de novembro a Instituição do Homem Novo participou do evento Petrobras Socioambiental. O objetivo do evento foi promover a troca de experiências entre instituições e a construção de redes de aprendizado capazes de potencializar a produção de conhecimento e o desenvolvimento de práticas inovadoras de transformação socioambiental.Na abertura do evento a Petrobras lançou o Programa Petrobras Socioambiental, criado para integrar o apoio a projetos sociais, ambientais e socioesportivos. É estimado que o investimento no novo programa seja de R$ 1,5 bilhão, entre 2014 e 2018. Na ocasião a empresa também lançou o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, para o qual destinarão R$ 500 mil para premiar tecnologias sociais de esporte educacional desenvolvidas por professores de instituições de ensino e organizações sociais de todo o país.

A IHN participou do encontro REMS- Rede Esporte Pela Mudança Social

25

Outubro

A Instituição do Homem Novo participou do XII Encontro Rede Esporte Pela Mudança Social- REMS, em São Paulo.  O encontro durou dois dias, 23 e 24 de outubro, e foi promovido no Centro Ruth Cardoso. A participação no evento foi uma das primeiras ações junto a REMS a qual a IHN agora passa a fazer parte.

A REMS nasceu a partir de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Nike, que acreditam no potencial do esporte para promover a transformação da sociedade e, com isso, a conquista dos objetos co milênio propostos pela ONU. Hoje a REMS além de existir no Brasil também existe na África do Sul, no Reino Unido e na Argentina. Saiba + 

Torneio Internúcleos de futsal feminino- Um gol pela cidadania

5

Outubro

A pequena quadra da Escola Municipal Fernando Rodrigues da Silveira, em Costa Barros, recebeu no ultimo sábado, cinco de outubro, o “Torneio Internúcleos de futsal feminino” do projeto Esporte Legal. Durante o evento, jovens em conflito com a lei disputaram lado a lado uma partida em prol da promoção cidadania com alunas de escolas públicas parceiras. O evento faz parte do calendário oficial do projeto. Que tem como objetivo minimizar a reincidência de atos inflacionais de jovens e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no DEGASE. O torneio deu inicio às 9h e contou com a presença de familiares das jovens atendidas pelo projeto, do corpo discente da escola e da equipe da Instituição do Homem Novo (IHN) que é a realizadora do Esporte Legal. O placar da partida foi de dez para o núcleo preto a cinco para o lilás, mas o maior destaque do fim de semana foi o respeito que as jovens demonstraram em quadra, o jogo teve poucas faltas e nenhum atrito entre as jogadoras. Outro destaque foi à torcida com um pouco mais de cinqüenta pessoas que ficou durante todo o jogo incentivando as jovens a darem seu melhor. No final houve a premiação com distribuição de medalhas de honra ao mérito para todas as jovens e sorteio de brindes. Na ocasião a equipe da IHN sorteou jogos de uniformes, agasalhos e coletes, esses das edições anteriores do projeto. 

 

Confira as fotos:

Alunas do Esporte Legal visitam o CCBB Rio

19

Agosto

Em 19 de agosto de 2013, alunas do projeto Esporte Legal visitam o CCBB Rio, na ocasião o centro cultural estava com a exposição do artista nascido na China Cai Guo Qiang. Atualmente este artista é considerado o "Da Vinci do povo" e sua exposição é cheia de engenhocas, umas que funcionam, outras não. Outros dois pontos de destaque da exposição são as obras feitas de pólvora e os robôs artistas que recriam a arte de artistas conhecidos e que deixam a grande pergunta: De quem são as obras, dos robôs que reproduzem, dos artistas que as fizeram na primeira vez ou de Cai Guo Qiang que é o dono dos robôs? 

 

Confira as fotos:

29

Junho

A IHN participou do fórum Football for Hope 2013

A IHN participou do Football for Hope 2013, em Belo Horizonte. O evento foi composto por 200 participantes de 150 países e é organizado pela FIFA, o encerramento foi em 29 de junho.

22

Maio

Aluna do Esporte Legal escreve uma carta explicando o seu “não” protagonismo no projeto. 

Em atividade proposta pela equipe da IHN, as participantes do projeto Esporte Legal, a aluna Liliane Monteiro, que vem participando do projeto desde 2011, escreve uma carta sobre o seu protagonismo. O que mais chamou a atenção no texto da adolescente é que ela não se considera protagonista do projeto, já que para ela, a atuação no projeto é feita em conjunto, sendo assim, a força está na soma dos esforços e na construção coletiva desta história, já que “Em um time não pode haver um protagonista mais sim união, compreensão, paz, alegria e companheirismo”. 

Leia a carta abaixo: 

14

Maio

A Instituição do Homem Novo participará do fórum Football for Hope 2013

  De 25 a 29 de julho, a FIFA apresentará o fórum Football for Hope 2013, em Belo Horizonte, o evento faz parte dos preparativos oficiais para a Copa das Confederações da  FIFA Brasil 2013 e receberá 130 profissionais convidados e partes interessadas de todo o mundo. Entre as instituições convidadas está a Instituição do Homem Novo, fundada em 2004, e hoje atende a adolescentes e jovens egressos e em cumprimento de medida socioeducativas. As instituições estarão reunidas para discutir sobre o compromisso do futebol para o desenvolvimento social. O encontro será composto por representantes de organizações de base, organizações de esporte, órgãos governamentais, corporações globais e instituições de desenvolvimento, os quais estarão trabalhando para encontrar soluções para os desafios de desenvolver inovações e para impulsionar o desenvolvimento através do futebol. Alguns temas serão discutidos, entre eles: o combate ao desemprego de jovens, a capacitação de meninas, prevenção à violência, integração e mobilização de recursos são alguns deles.