© 2013 Todos direitos reservados a IHN.

 

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • youtube-square
Search
  • Instituição do Homem Novo

Professora de educação física passa por treinamento intensivo


Membro do Esporte Legal participou do Coaching Coerver de 7 a 9 de maio. O treinamento ocorreu durante o evento “Football for Hope Programa de Intercâmbio Adidas no Rio de Janeiro”. Na ocasião, Dulce Maria Miranda, professora de educação física do projeto, passou por três dias de treinamentos pesados explorando a teoria e a prática do futebol. Foram convidadas diversas instituições brasileiras parceiras do programa Football For Hope da FIFA, a qual a Instituição do Homem Novo é parceira e mantém um projeto na cidade de Teresópolis. Paralelamente ao treinamento, um representante da instituição participou de fóruns e debates, esses com os seguintes temas: Lei de Incentivo ao Esporte, Futebol de Três e Comunicação.

Em uma das atividades propostas pela equipe do coaching foi trabalhado: concentração, rapidez, organização em linha de área e drible. Na avaliação do treinamento foi falado de como a motivação para os jovens é uma das estratégias importantes para promover algumas atividades. Também foi abordada a questão da paciência do técnico com os supervisionados, enfatizando que os professores precisam ter bastante paciência com os jovens para que eles entendam e executem bem o exercício, pois na primeira vez em que a atividade for feita, pode ser que eles tenham alguma dificuldade. Todo o treinamento foi dado em um clima amistoso, com muito bom humor e muita descontração

Segundo Dulce, é possível aplicar o treinamento aprendido nas atividades do Esporte Legal principalmente nos núcleos em que os grupos são menores, pois exige grande grau de concentração.

Patrocinado pelo Programa Petrobras Esporte e Cidadania. O Esporte Legal é um projeto que utiliza o futsal e voleibol, com o objetivo de minimizar a reincidência de atos infracionais de jovens e adolescentes, em cumprimento de medida socioeducativa no DEGASE, e como medida de prevenção para jovens alunos das escolas parceiras. Além da atividade em quadra, o projeto conta com o trabalho da ressignificação de valores. Proporcionando um espaço, baseado na prática da construção coletiva, onde jovens possam refletir sobre suas crenças e seus valores apresentando uma nova perspectiva, construindo um novo projeto de vida.

Além do treinamento teórico, Dulce participou de um momento prático em que aplicou as técnicas aprendidas com jovens do projeto KARANBA da organização KAF, no qual ela teve contato com a metodologia do futebol de três tempos onde meninos e meninas jogam juntos.

Esse é o segundo “Programa de Intercâmbio Adidas Football for Hope (FFH)” que a equipe Esporte Legal participa, o primeiro ocorreu de 25 a 27 de novembro de 2013, na ocasião o Coordenador Executivo Urbano Costa participou de fóruns e debates com os temas: abordagem familiar e monitoramento e avaliação de impacto. Eliseu Oliveira, Coordenador Pedagógico, participou da oficina administrativa e Rodrigo Almeida, professor de educação física, do Coaching Coerver.

#fifa #esportelegal #institucional

24 views