Search
  • Instituição do Homem Novo

Projeto Reciclando Mentes promoverá jantar beneficente


O Reciclando Mentes é um projeto sócio-cultural que tem por objetivo a promoção da saúde mental coletiva através da “reciclagem” de entendimentos, práticas e valores sociais.

O projeto realiza encontros reflexivos baseados nas práticas narrativas coletivas junto a organizações sociais e seus “agentes de transformação” - pessoas que exercem influência e/ou coordenam atividades em seu meio social.

Pautadas no entendimento de que toda história de enfrentamento de problemas e dificuldades da vida contém recursos, forças, habilidades, capacidades e valores que viabilizam a superação, buscamos construir reflexões nas quais os agentes de transformação passam a se reconhecer como especialistas em lidar com adversidades, aptos a propagar suas experiências e promover reflexões em suas comunidades. Eles funcionam como catalisadores, o que pode representar um alto grau de escalabilidade de transformação social.

Neste desdobramento, os membros das comunidades podem, então, construir possibilidades para solucionar ou mitigar seus problemas, construindo uma “cultura de possibilidades”.

O projeto Reciclando Mentes tem o apoio do Dulwich Centre Foundation da Austrália (http://www.dulwichcentre.com.au), referência mundial em terapia narrativa e práticas narrativas coletivas, e trabalha com muitas metodologias narrativas, dentre elas, O Time da Vida ( que trabalha com a metáfora do futebol) - (http://wdww.dulwichcentre.com.au/team-of-life.html) e O Tatame da Vida (com a metáfora da luta).

Estes exercícios reflexivos utilizam a metáfora do esporte como meio de favorecer a conversa com jovens e crianças sobre suas adversidades. Durante todo o processo, o reconhecimento dos recursos utilizados assim como as habilidades desenvolvidas são extremamente valorizados. Na etapa final do exercício, o grupo produz um Documento Coletivo, no qual se registram os aprendizados, os conhecimentos, as capacidades, os valores dos indivíduos e do grupo, e este documento pode ser enviado para outras pessoas que vivenciam problemas similares.

#institucional

13 views

© 2013 Todos direitos reservados a IHN.

 

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • youtube-square