top of page
  • Instituição do Homem Novo

Benefícios do esporte na inclusão social

Por meio da prática esportiva, é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas e fortalecer a autoestima. Além disso, quando praticado em grupo, o esporte ajuda os jovens e adolescentes a melhorarem suas habilidades sociais, sua percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina e no respeito ao próximo.


A prática do esporte consegue desenvolver noções de respeito mútuo, equilibra o corpo e a mente, e, sobretudo, promove a educação. O esporte tem um enorme potencial para a transmissão de valores e normas de conduta sadias, isso porque sua prática exige ordem, disciplina, paciência, coragem e perseverança.


Entretanto, somente o esporte não consegue ressignificar os valores dos jovens e adolescentes que praticaram ato infracional. O esporte é sim uma excelente ferramenta desde que a questão dos nossos valores e das nossas escolhas esteja sempre presente.


Por isso, no projeto Esporte Legal, juntamente com a prática esportiva, nós realizamos dinâmicas psicossociais para que os jovens possam refletir sobre si mesmos, sobre quem são, sobre quem pretendem ser e sobre suas perspectivas.


Se você quiser nos ajudar a continuar com este lindo projeto social, pode doar pelo site ou compartilhar este post para ele alcançar mais pessoas!



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page