© 2013 Todos direitos reservados a IHN.

 

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • youtube-square

Apoio:

Patrocínio:

CRESSE

 

 

O Centro de Referencia para Egressos do Sistema Socio Educativo (CRESSE) é um projeto social executado pela Instituição do Homem Novo e patrocinado pela Petrobras. O projeto CRESSE tem a finalidade de contribuir para a redução da reincidência de atos infracionais, oferecendo a adolescentes e jovens oportunidades de reverem seus valores e construírem um novo projeto de vida dissociado da situação de infração.

Em sua primeira edição o projeto atendeu 209 jovens egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida, prestação de serviços comunitários e semiliberdade. Dos jovens que concluíram o projeto 88% foram encaminhados para rede de instituições parceiras em áreas diversas como formação e qualificação profissional, escolarização e mercado de trabalho. 100% dos jovens avaliaram positivamente o projeto.

 

O que faz?

 

Executa oficinas socioeducativas sobre temas diversos como: família, drogas, mercado de trabalho, cidadania, identidade, questão de gênero entre outros. Nas oficinas são trabalhados os valores produzidos e reproduzidos socialmente, e que são pertinentes a fase da adolescência e da juventude, assim como o contexto de vida desses adolescentes e jovens. Ocorrem ainda o alargamento da base cultural e oficinas lúdicas que incidem sobre a dificuldade de aprendizagem do jovem visando oferecer subsídios para o retorno e manutenção dos jovens e adolescentes na rede educacional.

 

Como acontece?

 

O projeto CRESSE é dividido em dois: o ciclo básico e o ciclo de desenvolvimento. Cada ciclo possui a duração de três meses.

O Ciclo Básico consiste no atendimento individualizado para a elaboração do “projeto de vida”, com a participação das famílias; oficinas de ressignificação de valores, alargamento da base cultural e preenchimento de lacunas cognitivas.

O Ciclo de Desenvolvimento consiste na consolidação do “projeto de vida” e no encaminhamento à rede para o atendimento das demandas biopsicossociais.

As oficinas socioeducativas acontecem as terças e quintas-feiras na sede da IHN situada na Rua Sacadura Cabral nº 81 sala 804. Durante todo o processo os jovens recebem acompanhamento psicossocial de assistentes sociais e psicólogos.

 

Público Alvo?

 

Jovens e adolescentes de até 21 anos que passaram pelo sistema socioeducativo ou estejam em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida, prestação de sérvios comunitários e semiliberdade.

 

Porque existe o CRESSE?

 

Em 2012 o Conselho Nacional de Justiça realizou uma pesquisa na qual se observou que 43% dos adolescentes internados em cumprimento de medidas socioeducativas eram reincidentes. Nesse sentido, o CRESSE existe para contribuir para a mudança dessa realidade por meio de um suporte que consiga oferecer aos jovens e adolescentes participantes do projeto a possibilidade da construção de um projeto de vida dissociado da situação que o levou para o sistema socioeducativo rompendo com o ciclo da reincidência.

 

Destaque

DEGASE celebra convênio de retorno do projeto Esporte Legal

September 21, 2019

1/10
Please reload

Postagens recentes
Please reload

Tags
Please reload

September 23, 2015

 

 

Nos dia 29 e 30 de setembro, a Instituição do Homem Novo (IHN) promoverá o tradicional "Diálogo em Rede" mas desta vez em dose dupla. Ambos os encontros serão ministrados pela Equipe do projeto.

 

No dia 29 de setembro o diálogo será realizado na Associação Beneficente...

September 5, 2015

 

No dia 4 de setembro de 2015 a Instituição do Homem Novo (IHN) foi premiada em 5° lugar no 1° Prêmio Cidadania Viva, na categoria Liberdade Responsável, com o projeto CRESSE- Centro de Referencia para egressos do Sistema Socioeducativo. O CRESSE atendeu de 2013 a 2015...

 

“Projetos punitivos voltados ao adolescente autor do ato infracional: Mapeamento da redução da maior idade penal e o aumento do tempo de internação” foi o tema do Diálogo em Rede de ontem, 27 de agosto, ministrado por Ana Marcela Terra, mestranda do programa de Pós-Gr...

 

“O papel da comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ e sua articulação com o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente” foi o tema do Diálogo em Rede de ontem, 31 de julho, ministrado por Antonio Pedro Soares, Advogado, e Assessor...

November 29, 2014

A Instituição do Homem Novo (IHN) está promovendo em parceria com o Edifício Comercial Bulldog o "Dia de Doar". O #diadedoar é uma ação com o intuíto de promover a solidariedade mundial. Até o dia 2 de Dezembro o edifício receberá doações em aliementos e em espécie. Os...

November 8, 2014

Adriano Teodoro, Assistente Social, promoverá debate sobre o tema "Avaliação de projetos e indicadores sociais: experiência do projeto CRESSE" na universidade Anhanguera, no campus Niterói. O evento será às 19h de hoje, 12 de novembro.

 

O CRESSE é um dos projetos s...

November 5, 2014

A Instituição do Homem Novo (IHN) irá realizar, na quarta-feira, 26 de novembro, o Terceiro “Diálogo em Rede” de 2014 do projeto CRESSE, na Associação Beneficente São Martinho, a partir das 14h. O tema desse encontro  será “Justiça Restaurativa” e será ministrado pela...

November 3, 2014

Na próxima quarta-feira, dia  cinco de novembro, às 14 horas, irá acontecer na Escola de Serviço Social, da UFRJ, o primeiro Diálogo com a Juventude. O evento  irá promover um encontro entre os alunos da UFRJ, do curso de Serviço Social, e jovens participantes do proje...

October 29, 2014

 

O projeto CRESSE promoverá debate sobre o tema "Questão social, redes e terceiro setor: a experiência do projeto CRESSE" na universidade Anhanguera no campus Niterói. O evento será as 8h30 de 30 de outubro.

 

O CRESSE é um dos projetos selecionados pelo Edital de Selaçã...

August 18, 2014

 

A Instituição do Homem Novo está como semi-finalista, no Change Makers 2014, com o Projeto Esporte Legal. Estamos concorrendo com mais 306 projetos do mundo inteiro! Ajude-nos a conquistar o prêmio: Comente no feedback do site,que está abaixo.

 

http://www.changemakers....

Older Posts >

Please reload