(21) 98148-3379
Gol Legal
Projeto Concluído
Em 2007, com a crença no papel do esporte e da cultura como importante veículo de inclusão social, apresentamos ao Ministério do Esporte o Projeto Gol Legal de Futebol Feminino, destinado a meninas em cumprimento de medida socioeducativa no DEGASE. O projeto foi aprovado pela Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte e, no ano seguinte, recebeu o patrocínio da Oi, em parceria com o Oi Futuro- Instituto de responsabilidade social da Oi.
Em janeiro de 2009, iniciamos a execução das atividades e, desde então, nosso objetivo vai além da prática esportiva, visando principalmente atender às demandas pessoais nas esferas emocional e social com profissionais especializados. Nossa proposta de trabalho apresenta a utilização do esporte na formação integral e mais abrangente do indivíduo, proporcionando uma visão mais crítica de si e da sociedade. O conceito principal está sustentado na ressignificação de seus valores e aproveitamento dos meios para que possam enfrentar as adversidades, com a autoconfiança necessária para construir um novo projeto de vida.
Ainda em 2009, o Projeto Gol Legal foi indicado pela direção do CRIAAD Menina como o melhor projeto em execução na sua unidade, na 1ª Mostra de Boas Práticas em Ações Socioeducativas, realizada pelo DEGASE.A partir daí, a IHN também foi convidada a participar do Grupo de Trabalho de Implantação do Plano Municipal Socioeducativo no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ao final da primeira edição, foram atendidas 232 meninas, distribuídas no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD menina), em Ricardo de Albuquerque; no CIEP 418 (Antônio Carlos Mussum); e no Educandário Santos Dumont, na Ilha do Governador.
Queríamos a reintegração dessas meninas na prática, por isso convidamos as alunas das escolas para aderirem ao projeto. O Projeto Gol Legal finalizou o seu segundo ano de execução em março de 2011. Com a ajuda dos nossos principais parceiros (Oi Futuro, DEGASE, Ciep 418 e Escola Municipal Fernando Rodrigues Silveira), atingimos o número de 320 atendimentos.