Escola Começar De Novo | Instituição Homem Novo
top of page

Escola Começar de Novo

Projeto Concluído

A Escola Começar de Novo - Penas Alternativas, que funcionou de 2006 a 2008, surgiu para atender pessoas em cumprimento da pena alternativa de limitação de fim de semana. Tínhamos o foco no autoconhecimento e na ampliação da ase cultural dos alunos, baseado nos pilares da reforma íntima e da ressignificação de valores.

 

Nossa proposta era promover a reflexão sobre os atos e as consequências dos nossos alunos, levando em conta a importância da elevação da autoestima e da valorização do papel da família, como base estrutural para um novo projeto de vida. Atendíamos o público de penas alternativas do Patronato Magarinos Torres, uma unidade administrativa da SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária do RJ), em Benfica, de 9h ao meio-dia, sempre aos sábados.

 

Foi com este projeto da instituição que o nosso princípio de ressignificação de valores, que hoje permeia todos os nossos outros trabalhos, ganhou força.

 

Nessa época, o nosso trabalho era desenvolvido exclusivamente pelo voluntariado e o tipo de ferramenta utilizada no projeto variava de acordo com o tipo de serviço prestado, que nos eram oferecidos. No entanto, tínhamos sempre a preocupação de dar acesso à cultura àquelas pessoas. Ao longo dos três anos de vigência do projeto, investimos no aumento da escolaridade, profissionalização, empreendedorismo e geração de renda sustentável, trabalhando sob a linha dos Fundamentos do Homem Novo. Foram oferecidas atividades como aulas especiais, palestras, debates, terapias comunitária e artística e passeios.

Conheça os outros Projetos:

Esporte Legal.png

Esporte Legal

logo1.jpg

Jogando para o Futuro

005.JPG

Gol Legal

bottom of page